Como devo lavar as roupas? Os produtos de limpeza ideais.
EMail

Referência: http://www.bolsademulher.com/familia/como-lavar-roupa-produtos-de-limpeza-certos

Existem tantos produtos para lavar roupa disponíveis no mercado que ficamos em dúvida sobre o que é realmente necessário e eficaz e o que é apenas desperdício de dinheiro.

A personal organizer Ingrid Lisboa afirma que tamanha variedade pode acabar nos prejudicando. Isso porque, na tentativa de acabar com manchas ou obter o máximo de limpeza, muitas pessoas fazem o uso exagerado de componentes químicos nas roupas, enfraquecendo o tecido e causando danos irreversíveis.

A especialista defende que devemos usar o mínimo possível de produtos de limpeza na lavagem de roupas e sempre tentar as soluções mais suaves antes de partir para as abrasivas.

Lista de compras: produtos para lavanderia

Os produtos para lavar roupas podem ser divididos em três categorias: os que limpam, os que tiram manchas e os que amaciam. A seguir, Ingrid lista quais deles são essenciais e quais são dispensáveis.

Produtos que limpam

Segundo a especialista, o sabão líquido é o mais eficaz (Thinkstock)
Segundo a especialista, o sabão líquido é o mais eficaz (Thinkstock)

São os detergentes. Podem ser em pó, em pedra, líquidos e até em cápsulas. Segundo Ingrid, o sabão líquido é o mais eficaz, pois penetra melhor no tecido e não deixa resíduos. “O pó acaba lavando menos. O produto em cápsula também é bastante eficiente”, afirma.

Para roupas delicadas, o ideal é utilizar um sabão específico, como o de coco. Caso você não tenha em casa, use detergente de lavar louça.

Produtos que tiram mancha

Alvejantes: cândida nunca deve ser usada para remover manchas ou branquear roupas (Thinkstock)
Alvejantes: cândida nunca deve ser usada para remover manchas ou branquear roupas (Thinkstock)

São os alvejantes. Vêm em versão líquida ou em pó. Alguns podem ser aplicados diretamente na roupa seca, em cima da mancha. Outros devem ser colocados na máquina ou misturados em água.

Não são todas as fibras que podem ser lavadas com esse tipo de produto. Para se certificar, cheque a etiqueta da peça.

Cândida: segundo Ingrid, qualquer produto que contenha cloro, como a cândida, deve ser abolido da lavanderia. “Eles estragam e mancham a roupa. Use apenas alvejantes à base de oxigênio”, afirma. “Para desinfetar tecidos, como panos de prato ou roupas de babás, utilize Lysoform junto com sabão e alvejante”, orienta.

Produtos que amaciam

Amaciante é o único item dispensável da lista (Thinkstock)
Amaciante é o único item dispensável da lista (Thinkstock)

São os amaciantes, como o próprio nome diz. Das três categorias, é a única dispensável. “Nenhuma roupa precisa de amaciante, mas você pode usar”, afirma Ingrid.

“Muitas pessoas utilizam a fim de deixar um cheiro gostoso no tecido. Porém, se for usado em muita quantidade, o produto pode engomar a roupa, deixá-la gordurosa e, no caso das toalhas, torná-las menos absorventes”, alerta a personal organizer. “Para garantir um odor agradável, borrife perfume para roupa antes de passar”, indica.

Para amaciar as peças, use uma quantidade pequena do produto (½ tampa de amaciante concentrado para 1 máquina de 6 kg cheia) ou vinagre de vinho branco. “Além de remover odores, o vinagre também tem função amaciante. Porém, é preciso usar uma quantidade muito maior de produto: 100 ml para um balde de roupas”, afirma. O ingrediente pode ser usado tanto na lavagem na máquina quanto à mão e, além de não ser gorduroso como o amaciante industrializado, provoca menos alergia.

Outros itens indispensáveis

Tenha sempre um copo medidor na lavanderia (Thinkstock)Tenha sempre um copo medidor na lavanderia (Thinkstock)

Além dos produtos de limpeza, outros artigos devem estar sempre à mão na lavanderia. São eles:

  • Saco para lavar roupa na máquina. Os que têm fecho de zíper são melhores do que os de velcro ou botão, pois evitam que o saco abra durante a lavagem.
  • Escova para remover sujeiras e fiapos. Use escovas de dente velhas ou escovas para unhas, que têm as cerdas mais macias.
  • Luvas. Elas evitam alergias. Prefira as de vinil, que permitem maior sensibilidade no tato.
  • Bacia limpa
  • Balde com medida por litros
  • Medidor plástico
  • Tira-pelo e papa-bolinha
  • Um cesto para roupas sujas e um para roupas limpas
  • Prendedores de plástico. “Os de madeira mancham as roupas”, afirma Ingrid.